CELESTIAL BODIES

Celestial Bodies
1 / 8
All Projects

CELESTIAL BODIES – Encontro de Mulheres Artistas 2021 é o arranque do projecto Celestial Bodies como plataforma móvel de artes performativas, e terá lugar em Portugal.

Este encontro informal, o primeiro depois do Celestial Bodies original, que teve lugar em Reykjavik em 2019 no formato de um Festival, visa servir de tubo de ensaio para futuros encontros, permitindo a definição de metodologias e estratégias, e ao mesmo tempo a partilha de práticas e processos de criação.

O Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira (PT) e o Alkantara (PT) são os parceiros locais este ano, acolhendo o encontro e promovendo a proximidade entre as artistas convidadas e as comunidades locais.

Paula Diogo (PT) convidou Lígia Soares (PT) para partilhar a curadoria desta edição. Juntas reuniram um grupo transversal de participantes portuguesas num encontro de 10 dias de partilha de práticas criativas, processos de trabalho e conversas. Celestial Bodies é um projeto que reúne artistas de diferentes origens e nacionalidades, tendo as práticas culturais e artísticas como ferramentas poderosas para fomentar a consciência política e a imaginação ao trazê-las para a esfera social.

CELESTIAL BODIES é um encontro informal de partilha de práticas criativas. Artistas estrangeiras encontram artistas locais e juntas constroem ações que são partilhadas e realizadas com o grupo e com a comunidade local. Práticas como caminhada, cerâmica, recolha, construção, dança, leitura, sonhar em conjunto, que podem acontecer tanto em estúdio como em espaço público.

CELESTIAL BODIES considera a fragilidade e a vulnerabilidade como qualidades fundamentais nos processos da vida e da arte. Para nós, solidariedade significa aliarmo-nos às vulnerabilidades uns dos outros. Queremos criar espaços mais seguros para experimentar ideias que se tornam mais tangíveis à medida que são partilhadas. Desta forma, desenvolvemos uma comunidade de artistas com um foco no percurso e não num resultado específico.

www.celestialbodies.art


artistas Celestial Bodies Ellen Vanderstraeten (BE), Elsa Mencagli (DA/IT), Íris Stefanía Skúladóttir (IS), María Arnardóttir (IS), Nora Tormann (DE), Zofia Tomczyk (PL) e Paula Diogo (PT) artistas convidadas (PT) Alegria Gomes, Gisela Casimiro, Isabel Costa, Isabél Zuaa, Lígia Soares, Maurícia Barreira Neves, Rafaela Jacinto, Rolaisa Embaló, Vania Doutel Vaz e Rama em Flor – Festival Comunitário Feminista Queer curadoria 2021 Paula Diogo e Lígia Soares produção Má-Criação parceiros Alkantara e Centro de Experimentação Artística do Vale da Amoreira/Moita apoio CML – Polo Cultural Gaivotas parceiro institucional República Portuguesa – Ministério da Cultura

projeto financiado pela República Portuguesa – Cultura | DGARTES – Direção Geral das Artes / Programa de Apoio a Projetos no domínio da Internacionalização

A Má-Criação é uma estrutura apoiada pela Câmara Municipal de Lisboa e acolhida pelo Espaço Alkantara.

TEASER