BIBLIOTECA DO FIM DO MUNDO

Biblioteca do Fim do Mundo
Biblioteca do Fim do Mundo
Biblioteca do Fim do Mundo
Biblioteca do Fim do Mundo
Biblioteca do Fim do Mundo
Biblioteca do Fim do Mundo
1 / 6
All Projects

BIBLIOTECA DO FIM DO MUNDO é um espectáculo concebido para ser apresentado em bibliotecas. Numa época em que o mundo parece andar à espera do apocalipse, um pequeno grupo de espectadores reúne-se com um pequeno grupo de performers, numa jornada que passa por autores como Ray Bradbury, Matilde Campilho, Homero, Alice Walker, Carolina Maria de Jesus, Ocean Vuong, Virginie Despentes, Clarice Lispector, Chimamanda Ngozi Adichie, Bruno Latour, Ailton Krenak, Caetano Veloso, Warsan Shire, Alberto Manguel, Baptiste Morizot, Svetlana Alexievich, Ana Martins Marques, Umberto Eco, Julietta Singh, Jorge Saramago e incontáveis outros. Não há uma narrativa única a unir todos estes nomes, mas uma série de conversas paralelas que se complementam mas também se afastam, fazendo com que cada espectador receba uma versão diferente da mesma experiência. Trata-se de um espetáculo despido de quase todos os efeitos técnicos, reduzido à dimensão mais humana: uma reunião de pessoas à volta de uma pequena fonte de luz, a trocar conhecimentos. Porque, como escreveu Joan Didion, “contamos histórias a nós próprios para podermos viver”.

BIBLIOTECA DO FIM DO MUNDO propõe uma noite entre as estantes repletas de uma biblioteca, a conversar em voz baixa para não acordar aqueles que porventura tenham adormecido.


concepção e dramaturgia Alex Cassal criadores-intérpretes Alex Cassal, Bruno Huca, Estelle Franco e Keli Freitas (mais 4 artistas locais diferentes em cada cidade) apoio à dramaturgia Joana Frazão desenho de luz Tomás Ribas espaço cénico Elsa Mencagli fotografia João Tuna (ensaios), Filipe Farinha e Vasco Célio (estreia) comunicação Carlos Alves direcção de produção Paula Diogo produção executiva Henrique Figueiredo e Vanda Cerejo co-produção Má-Criação, casaBranca/Festival Verão Azul, Cine-Teatro Louletano residências de co-produção Festival Verão Azul 2020 e O Espaço do Tempo parceiros na criação Biblioteca de Marvila, CML – Polo Cultural Gaivotas | Boavista

com o apoio de André Coelho – Plantação de Medronhos no Parque Natural da Rocha da Pena
parceiro institucional República Portuguesa – Ministério da Cultura

projecto financiado por República Portuguesa – Cultura / Direcção Geral das Artes

agradecimentos Luís Godinho, Ricardo Mendonça, Tiago Pinho (Torres de Loulé)

A Má-Criação é uma estrutura apoiada pela CML e acolhida pelo Alkantara.

ESTREIA

Festival Verão Azul 2021 / Biblioteca Municipal de Loulé – Novembro 2021

CIRCULAÇÃO

Teatro Viriato / Biblioteca Municipal de Viseu – Maio 2022